??????????????

"Gasóleo vai subir 4 cêntimos no início do ano". 
in DN em 21/12/10

Quando li este título fiquei aterrado. Não sei bem porquê. Tenho uma ligeira sensação de que isto já aconteceu. Tenho uma ligeira sensação de que este título está desactualizado, desfazado e não faz justiça ao facto (tenha ele acontecido ou não). Será isto uma previsão? Ou será, antes, uma notícia? Ou as duas? O que é que o editor jornaleiro pretende com tal revelação? 

Primeiro, se se trata de uma previsão, então, a perspectiva evidenciada é extremamente aterradora. Normalmente, os combustíveis aumentam sem direito a aviso prévio, ao contrário das raras vezes em que descem, em que cegamos de tanta luminosidade artificiosa. Se optam por nos revelar tal conhecimento é porque, meus caros, preparem-se que o assalto às carteiras a pretexto do aumento dos combustíveis, vai ser de arromba. 

Segundo, também se trata de uma notícia, embora essa não tenha sido, presumivelmente, a vontade do "ardina". Afinal, quantos "4 cêntimos" tem aumentado o gasóleo nos últimos anos desde  a liberalização dos preços, determinada por esse "grande português e Europeu", Durão Barroso, que utilizou essa medida como o bilhete mais caro para o mais rápido transporte de Lisboa-Bruxelas?

Terceiro, como notícia, o título escolhido para a primeira página desse órgão peca por muiiiiito escasso, pois esses 4 cêntimos não serão 40?

Quarto, como previsão, querem apostar que também pecará por defeito? aguardam-se apostas para o valor dos aumentos do gasóleo para 2011!

E eu pergunto, por fim. Há mais de 10 anos que a electricidade, telefone, àgua, combustíveis, gás, pão...aumentam muito acima da inflação. Há mais de 10 anos que os nossos salários não aumentam acima da inflação. 

Ainda dizem, esses obscuros tiranos açambarcadores e amordaçadores da nossa democracia, chamados de "os mercados", que os nossos salários têm de descer. Ainda não chega? Demorem a acordar e depois peçam contas ao "mercado" que vão ver o que vos acontece.


Hugo Dionisio

2 comentários:

efernandes disse...

O Gasoleo aumentou mesmo, a Electricidade também, as águas, transportes e muito mais coisas, vão pelo mesmo caminho.
Eu pergunto;
Se os Salários ainda não foram revistos, se o IVA(23%) já está a vigorar, porque é que essas coisas essenciaios aumentam de preço? É para cumprir o ritual?
O Ano da ROUBALHEIRA veio Substituir o Ano da MENTIRA!

Não seria o caso dos Portugueses abrirem já este mês o olhos e deixarem que apenas os Ricos, os Ladrões, os Vigaristas votassem no cavaco?
Deixem os votos para esses porque mesmo assim ele iria ter bastantes.
Digo bastantes porque ainda há muitos com os olhos tapados e os ouvidos cheios de cera!

Jose Ramos Perfeito disse...

Ola Hugo, bem vindo de volta. Td bem contigo.
Desejo-te um bom ano novo A todos os Dionisios.
Abraco Grande.
Jose Ramos Perfeito