Quem são os verdadeiros Piratas?

No mundo inteiro fala-se dos piratas Somalis... Mas, afinal, quem são os piratas? Quem é que, aproveitando a insegurança, a anarquia, a miséria, a desorganização e a degradação de um país e de um povo, pilha recursos alheios precisos? Quem é que no passado apoiou uma ditadura sangrenta, derrubando um governo democrático, só para poder pilhar os recursos petrolíferos desse país (sempre os mesmos)? Quem é que pilha, hoje em dia, os seus recursos pesqueiros? Quem é que, ilegalmente, descarrega toneladas de lixos tóxicos nas costas deste indefeso país, destruído pela pilhagem e pela extorsão dos seus recursos? Quem são os verdadeiros usufrutuários desta desgraça? Vejam o vídeo e digam.


 São meia dúzia de desgraçados subalimentados que, em resultado da pilhagem feita ao seu país, e encontrando-se numa situação de abominável miséria, recorrem à pirataria como a ultima forma de obtenção de recursos? Ou os piratas serão as potencias capitalistas ocidentais que, no passado apoiaram um ditador sangrento (os EUA, mais uma vez) que destruiu o país e o mergulhou numa guerra civil interminável, causadora de uma anarquia tal que torna este país o mais pobre e inseguro do mundo? Ou, os piratas serão, ainda, as grandes corporações pesqueiras dos EUA e UE que, aproveitando a anarquia, pilham os recursos pesqueiros deste país sem dó nem piedade? Ou serão, também, as grandes corporações químicas dos EUA e UE que, aproveitando a falta de vigilância nas águas territoriais Somalis, descarregam, sem dó nem piedade, as suas imundícies nas costas de um país que o capitalismo, imperialista e bárbaro, destruiu.

Quem é que, no final das contas, rouba quem? Quem é que pilha quem? Quem é que se aproveita de quem? Depois, não querem que digamos que o capitalismo nunca poderá ser o futuro da humanidade? Que futuro existe na pilhagem, na manipulação, na ganância, na inveja, na hipocrisia e na barbárie imposta pela lei da selva, ao abrigo da qual o império ganha sempre?

0 comentários: