Karlsruhe. A farsa continua!



Karlsruhe. A farsa continua!


Hoje, em Karlsruhe, o Tribunal Constitucional Alemão, promove uma audiência para apreciação da conformidade constitucional do mecanismo OMT (Outright Monetary Transactions). Este é o mecanismo que permite ao BCE comprar dívida dos estados membros da EU, apenas nos mercados secundários, quando estes se encontram sob ataques especulativos.

Ora, em Setembro do ano passado, o TC Alemão já se havia pronunciado favorável à conformidade constitucional deste mecanismo. Supostamente, esse seria o interesse de Merkel. Então, porque raio, é que o presidente do Budesbank (Banco Central Alemão) e membro do BCE, está, ele próprio, na origem desta nova petição ao TC Alemão?

Custa-me a acreditar que ele o faça contra o próprio Governo Alemão. O que a Merkel quererá – digo eu – é que o TC se pronuncie desfavoravelmente ao OMT, para depois vir dizer – “Eu não tenho culpa…eu até queria”. E a farsa continua…

Até quando?

0 comentários: